Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS: TORTA RÁPIDA PARA RESSUSCITAR BANANAS PASSADAS DO PONTO

Gente, mais uma experiência do DOMIGÃO - FASE II.

Depois do strogonoff, fui brincar com Bono, fazer as unhas, passear nos blogs, etc. (coisas de fim de semana em casa).

Daí uma pergunta começou a martelar na minha cabeça: o que fazer para o jantar???

Já tava batendo uma preguicinha e a fome já não era tão grande assim. Maridão dormindo ... e eu me meti na cozinha, tentado encontrar a resposta para a pergunta que não queria calar. (kkk)

Daí me deparei com três míseras bananas, já bem passadas, que ficaram das compras da semana passada e que se não se transformassem imediatamente em algo gostoso, certamente iriam amanhecer na lixeira.

E como não guento ver comida no lixo (mania que tenho desde criança, por causa da minha vó que dizia que se jogássemos fora a comida, o homem do saco viria recolher tudo e guardar num saco e que quando morréssemos Papai do Céu cobraria a conta - meio trágico, né?), pelo sim, pelo não, não quero ficar devendo uma conta muito alta, sendo assim, desde sempre não guento ver comida no lixo, melhor que vá para a barriga!

Pois então, bananas na mão, ligo novamente pra mamy's (que ainda está na praia), para pegar a receita da última torta de bananas que comi na casa dela e ela me diz mais ou menos o passo a passo, mas não sabe de cabeça as quantidades dos ingredientes e que pegou a receita em algum blog e me dá uma lista deles.

Tentei realizar a busca nos blogs indicados, mas não achei, então me rendi às facilidades do que atualmente chamo de "pai dos burros" (santo google), e lá estava no Mais Você uma receita muito parecida com  a que mamy's tinha feito.

Só que,  a torta do Mais Você levava 12 bananas e eu só tinha 3 (não consigo compreender quem em sã consciência deixa 12 bananas passarem do ponto?).

Além disso, como quase todas as receitas do Mais Você, a receita também era bastante carregada no acúcar, no óleo, ..., fico pensando se o povo que trabalha na cozinha experimental não poderia tentar reduzir só um pouquinho as calorias dos pratos.

Contudo, como sou uma mocinha bem sabida e como mamy's já tinha dito que a torta era bem doce e que ela própria já tinha alterado as quantidades do açúcar, peguei meu noteboook, as três bananas passadas e pus-me ao trabalho, vejamos:

TORTA RÁPIDA PARA RESSUCITAR BANANAS PASSADAS DO PONTO (KKK)

1 xícara de Farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó químico
3 bananas cortadas ao meio
1/2 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga para fritar as bananas
4 colheres de sopa de açúcar para polvilhar as bananas fritas
2 colheres de sopa de canela em pó para polvilhas as bananas fritas e para polvilhar a torta antes de levar ao forno

PREPARO:
Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento, numa frigideira anti-aderente com um tantinho de manteiga, friete-as e após, ainda quente, polvilhe por cima delas um pouco de açúcar e canela. (reserve)

Na batedeira, coloque a farinha de trigo, o açúcar, os ovos inteiros e a manteiga, bata um pouco apenas para misturar. Por último adicione o fermento e bata mais um pouquinho.

Unte e polvilhe uma forma retangular ou um refratário, coloque a massa, com uma espátula, espalhe e, em seguida disponha as bananas fritas por cima. Regue com a 1/2 lata de leite condensado.

Polvilhe mais canela por cima e leve ao forno já quente para assar (Forno alto por 10 min e forno médio por mais 10 min, aproximadamente)

Bom, passe um café na hora, sirva e seja feliz!!!

Ps. A torta ficou pronta às 19:00h, terminei de redigir este post às 21;00h e a torta já está na metade.
Não preciso nem dizer, como ficou boa, fofinha, úmida, uma beleza!

Um comentário:

  1. Olá Walzinha,

    Inspirada na sua preocupação de aproveitar os alimentos, neste caso bananas, recuperei uma receitinha antiga, que, talvez vc nem lembre mais, eu costuma fazer para os meus pequenos. Chama-se "sonhos de bananas ou friturinhas de bananas".
    Aqui vai ela:

    Ingredientes:
    2 ovos, 4 colh. (sopa) de açúcar, 5 colh. (sopa) de fa. de trigo, 1 colh. (sopa) de fermento, 1/2 colh. (chá) de sal. 5 bananas bem maduras amassadas c/ um garfo.
    Modo de Preparo:
    Numa vasilha, bata os ovos com um batedor e misture os demais ingredientes. Frite às colheradas (colh. de chá) em óleo não muito quente (acho q numa frigideira antiaderente, o óleo pode ser reduzido bastante). Coloque sobre papel toalha e, após, passe numa mistur feita com 1 xic. de açúcar e 2 colh (sopa) rasas de canela.
    Bom apetite!
    Bjs,
    Mamy's

    ResponderExcluir