Páginas

Livros

A idéia aqui é relacionar alguns livros lidos e que podem despertar o interesse sobre os temas debatidos no blog. Vejamos:

CULINÁRIA:
  • Dona Benta - Comer Bem. Companhia Editora Nacional, Edição Revista e Ampliada;
Comentários: este livro vai do trivial ao requintado, com uma pegada tradicional de fazenda, de comidinhas de antigamente, tipo de vó, com muita manteiga, muito açúcar. Mas ao mesmo tempo é um verdadeiro manual que nos dá uma base enorme, com uma boa variedade de receitas e ingredientes interessantes, tudo devidamente classificado e fácil de consultar. 
  • Jamie em casa - Cozinhe para ter uma vida melhor. Editora Globo. 2010;
Comentários: já fiz meus comentários sobre este livro. Ainda estou apaixonada por ele, pois é um livro daqueles que você lê como se fosse um romance. Algumas receitas são difíceis de reproduzir aqui no Nordeste do Brasil, pois não é possível conseguir todos os ingredientes, mas as receitas são simples e este ingredientes podem ser substituídos e está justamente aqui a grande diversão da cozinha, pegar uma receita e transformá-la em algo único.
  • Culinária Japonesa - Receitas Especiais fáceis de fazer. Editora Publifolha, 2010;
Comentários: esta é uma das mais novas aquisições. Ainda não reproduzi nenhuma receita, mas já folheei o livro todo, que traz uma boa quatidade de receitas bastante saudáveis. Só não gostei da encadernação com wire-o, que é difícil de manusear e fica sempre a sensação de que vai estragar logo as páginas.

  • 440G TÉCNICAS DE COZINHA. Editora Companhia Nacioal, 2009;
Comentários: é um livro de receitas diferente do que estou acostumada a consultar, pois além de trazer 300 receitas, como o próprio título diz, ensina as técnicas.
Parece até que é voltado para profissionais e estudantes de gastronomia.
Mas os metidos e curiosos também vão gostar, pois tem uma liguagem bem fácil e explica os porquês de um monte de coisas que aprendemos com nossas mães e avós, mas simplesmente não sabíamos a razão.