Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS: BOLO DE LARANJA

Sabe, para mim, é muito fácil retornar à infância através do que eu chamo de memória culinária (uma mistura de diversos sentidos, que começa pelo olfato, passa pela visão e termina no paladar).
E a minha memória culinária é facilmente estimulada pelo cheiro de bolo assando.
Não dá pra descrever com exatidão, como eu fico feliz, com o cheiro maravilhoso que se espalha no ar. A ansiedade que dá pra saber se o bolo vai ficar bom ou ruim. Mas, ainda que o bolo não dê certo, só o aroma que ele espalha na casa, já vale bastante à pena.
Então, no domingo de tarde, depois de fazer feira, guardar a feira e almoçar, estava visitando o blog do La Cucinetta, da fofíssima Ana Granzieira, com a qual me identifico muito. Ela adotou um estilo de vida que realmente gostaria de seguir. Um estilo de vida saudável, baseado no preparo de comida de verdade.
Entenda comida de verdade aquela preparado com alimentos de verdade, que existem na natureza, que brotam da terra. Tipo: molho de tomate, de tomate. E não abrir uma caixinha e pronto.
Então, passeando por lá, encontrei uma receita que achei bem legal e me intrigou a falta da manteiga e o modo de preparo.
Como sempre, as receitas do blog vêm acompanhadas com relatos da vida de Ana.
Acho isso maravilhoso!
Ela contou que a receita foi dada a ela pela avó, juntamente com todas as demais receitas reunidas durante a sua vida na cozinha.
Gente, tem coisa mais legal que receita de mãe ou de vó???
Minha mãe passa boa parte do dia blogando por aí, reunindo um monte de receitas interessantes, mas também tem aqueles cadernos antigos, meio amarelados, com receitas maravilhosas, de vez em quando agente troca uma ou outra receita. Uma por exemplo, maravilhosa, foi o Macarrão a Zucchini (Ou seja, macarrão com abobrinha), esta já sei de cor, e tenho na manga para os fim de semanas em que bate aquela fominha.
Já em relação às minhas avós, tenho pena que elas não se apegavam às receitas escritas, eram cozinheiras de olhômetro, daquelas que já não existem mais, que vão misturando os ingredientes no caldeirão, falam as palavras mágicas e PUMF preparavam pratos maravilhosos.
Daí, não consegui herdar delas nem uma receita.
Apesar de gostar de comer e de ter diversos pratos como prediletos.
Minha vó Regina, cozinheira do interior de Pernambuco, sabia fazer as comidas de milho como ninguém e tinha um bolo de mandioca, que se deixassem eu comia INTEIRO. Mas, infelizmente, nadica de nada de receita e agora ela tá no céu.
Já me aventurei diversas vezes em tentar reproduzir o tal bolo de mandioca e sempre que faço isso, peço a orientação dela, mesmo lá do céu. Ainda não ficou tão perfeito quanto o dela, mas tenho certeza que um dia chego lá...
Bom, mas voltando ao bolo de laranjas da avó da Ana: fiz a receita exatamente como está no La Cucinetta, o cheiro maravilhoso se espalhou pela casa, o marido perguntou "Cadê o bolo?" e o resultado final foi que, em pouco mais de meia hora, meio bolo se foi... (kkkk)
A foto foi tirada pelo celular, sei que não está perfeita, pois os recursos do aparelho são poucos e iluminação não estava perfeita, mas acho que dá para ver a casquinha crocante que ficou.
Então é isso, bom início de semana, com cheirinho de bolo assando.