Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS: TORTA RÁPIDA PARA RESSUSCITAR BANANAS PASSADAS DO PONTO

Gente, mais uma experiência do DOMIGÃO - FASE II.

Depois do strogonoff, fui brincar com Bono, fazer as unhas, passear nos blogs, etc. (coisas de fim de semana em casa).

Daí uma pergunta começou a martelar na minha cabeça: o que fazer para o jantar???

Já tava batendo uma preguicinha e a fome já não era tão grande assim. Maridão dormindo ... e eu me meti na cozinha, tentado encontrar a resposta para a pergunta que não queria calar. (kkk)

Daí me deparei com três míseras bananas, já bem passadas, que ficaram das compras da semana passada e que se não se transformassem imediatamente em algo gostoso, certamente iriam amanhecer na lixeira.

E como não guento ver comida no lixo (mania que tenho desde criança, por causa da minha vó que dizia que se jogássemos fora a comida, o homem do saco viria recolher tudo e guardar num saco e que quando morréssemos Papai do Céu cobraria a conta - meio trágico, né?), pelo sim, pelo não, não quero ficar devendo uma conta muito alta, sendo assim, desde sempre não guento ver comida no lixo, melhor que vá para a barriga!

Pois então, bananas na mão, ligo novamente pra mamy's (que ainda está na praia), para pegar a receita da última torta de bananas que comi na casa dela e ela me diz mais ou menos o passo a passo, mas não sabe de cabeça as quantidades dos ingredientes e que pegou a receita em algum blog e me dá uma lista deles.

Tentei realizar a busca nos blogs indicados, mas não achei, então me rendi às facilidades do que atualmente chamo de "pai dos burros" (santo google), e lá estava no Mais Você uma receita muito parecida com  a que mamy's tinha feito.

Só que,  a torta do Mais Você levava 12 bananas e eu só tinha 3 (não consigo compreender quem em sã consciência deixa 12 bananas passarem do ponto?).

Além disso, como quase todas as receitas do Mais Você, a receita também era bastante carregada no acúcar, no óleo, ..., fico pensando se o povo que trabalha na cozinha experimental não poderia tentar reduzir só um pouquinho as calorias dos pratos.

Contudo, como sou uma mocinha bem sabida e como mamy's já tinha dito que a torta era bem doce e que ela própria já tinha alterado as quantidades do açúcar, peguei meu noteboook, as três bananas passadas e pus-me ao trabalho, vejamos:

TORTA RÁPIDA PARA RESSUCITAR BANANAS PASSADAS DO PONTO (KKK)

1 xícara de Farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó químico
3 bananas cortadas ao meio
1/2 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga para fritar as bananas
4 colheres de sopa de açúcar para polvilhar as bananas fritas
2 colheres de sopa de canela em pó para polvilhas as bananas fritas e para polvilhar a torta antes de levar ao forno

PREPARO:
Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento, numa frigideira anti-aderente com um tantinho de manteiga, friete-as e após, ainda quente, polvilhe por cima delas um pouco de açúcar e canela. (reserve)

Na batedeira, coloque a farinha de trigo, o açúcar, os ovos inteiros e a manteiga, bata um pouco apenas para misturar. Por último adicione o fermento e bata mais um pouquinho.

Unte e polvilhe uma forma retangular ou um refratário, coloque a massa, com uma espátula, espalhe e, em seguida disponha as bananas fritas por cima. Regue com a 1/2 lata de leite condensado.

Polvilhe mais canela por cima e leve ao forno já quente para assar (Forno alto por 10 min e forno médio por mais 10 min, aproximadamente)

Bom, passe um café na hora, sirva e seja feliz!!!

Ps. A torta ficou pronta às 19:00h, terminei de redigir este post às 21;00h e a torta já está na metade.
Não preciso nem dizer, como ficou boa, fofinha, úmida, uma beleza!

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS: STROGONOFF DE FRANGO

DOMINGÃO, maridão em casa, o bebê devidamente limpo e cheiroso, tirando um cochilo básimo no chão da cozinha...

E aí lá vou eu, feliz da vida para mais uma receitinha (ultimamente ando curtindo muito cozinhar, muito, muito mesmo).

Então munida de coragem e já um pouco de fome, abri a geladeira e me deparei com dois tomates enormes e bem maduros, daqueles que não servem mais para salada, pois na salada o tomate tem que ser bem firme e crocante.

Também já tinha uns filés de frango descongelando, pois ontem à noite voltei do mercado e fui guardar as compras, mas não consegui organizar o freezer da geladeira para guardar tudo. Então um prato de filé de frango que está congelado, dormiu na parte de baixo da geladeira e já estava devidamente descongelado.

Dito isto, resolvido: almoço do domingo vai ser strogonoff de frango! ADORO!!! Mais um prato que me remete à infância.

Imediatamente liguei para mamy's (que estava na praia - invejinha boa) para confirmar o passo a passo da receita.

Receita relembrada e pronto, mãos à obra!

STROGONOFF DE FRANGO (para duas pessoas):

300 gr. de peito de frango, cortado em cubinhos
1 limão taiti
sal
pimenta do reino moída na hora
2 ou 3 tomatões beem maduros
1/2 cebola pequena ralada
1 dente de alho grande
1/2 cálice de conhaque (a receita indica conhaque, mas se não tiver, pode usar wisky ou cachaça, ok?)
1/2 lata de creme
2 Colhs. de sopa de catchup
1 colh. de sopa de mostarda
2 colhs. sopa de manteiga
1 colh. sopa de azeite
1/2 lata de milho verde

Pega o frango já cortado em cubinhos e tempera com o suco do limão, o sal e a pimenta do reino moída.

Na panela, coloca 1 colher de sopa de manteiga e 1/2 de azeite, deixa aquecer bastante, mas sem queimar a manteiga, daí coloca metade dos cubinhos frango. Deixa dourar de um lado e somente depois  mexe, para virá-los. Retira os cubinhos com uma escumadeira e coloca num refratário (reserve).

Repete o procedimento com a outra metade da manteiga, do azeite e do frango. (e reserve)

Na panela suja da fritura do frango, se precisar coloque um pouquinho mais de manteiga ou azeite (mas bem pouquinho meesmo), frita o alho espremido e a cebola ralada, até dourarem.

Daí joga os cubinhos de frango de volta para a panela, acrescenta o milho verde, mexe um pouco para reforgar tudo.

Em seguida, coloca o conhaque por cima do frango e deixa flambar (que basicamente significa tocar fogo e deixa o álcool sair, para ficar apenas o sabor e o aroma da bebida - eu, faço isso apenas virando a panela um pouco de forma que a chama do fogão alcance o álcool que já está na comida, mas há quem jogue um fósforo aceso na comida e depois que o álgool sai e o fogo apaga, retira o palito).

Feito isso, basta acrescentar ao refogado de frango e milho verde os dois tomates picados em cubinhos (neste passo a receita de mamys manda retirar a pele e as sementes do tomate, mas particularmente, gosto dos pedacinhos no molho, então, os meus tomates cortados em cubinhos foram com tudo pra panela!).

Tampa a panela e deixa cozinhar em fogo baixo - não precisa acrescentar água, pois os tomates já vão soltar bastante caldo.

Uns 15 minutinos depois, o basta acrescentar a mostarda, o catchup, acertar o sal e por fim o creme de leite, desligue o fogo e pronto, é só servir.

No caso, acompanhado por arroz branco e batata palha.

Nham, nham.

Eu sei, eu sei, mamy's deve estar perguntando: cadê a salada!

Sorry, mas nos findis eu naum guento comer salada... ; )