Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMO ADESTRAR SEU BEBÊ DE QUATRO PATAS

Estava no aeroporto em Brasília, voltando de uma viagem de trabalho, quando entrei numa livraria e me deparei com o seguinte título: "Adestramento Inteligente". Comprei imediatamente sem nem perceber que se tratava do livro escrito pelo especialista em comportamento de animais, Dr. Alexandre Rossi, nacionalmente conhecido como "Dr. Pet".
Na viagem de volta, devorei o livro, buscando encontrar métodos para ensinar o meu bebê a sentar, dar a patinha, atender ao chamado e o principal: fazer suas necessidades no lugar certo.
Antes de comprar o livro, já havia vasculhado a net em busca de socorro, já havia assistido a vários vídeos disponíveis no youtube. Em verdade, o local das necessidades tem sido o nosso maior desafio.
E temos praticado diariamente as seguintes atividades:

1) separar um local para as necessidades, longe do local de dormir e comer;
2) manter o local sempre limpo, para que o pet possa usar, sem se sujar e mantendo a sua própria noção de asseio;
3) sempre fazer festa, parabenizando os acertos, inclusive oferecendo recompensas.

Vou ser sincera: a minha única dúvida consiste no fato de ter que castigar ou não os erros.

No seu livro, o Dr. Pet desencoraja qualquer tipo de punição: física ou até mesmo verbal. Pois, conclui que isso pode trazer sérios problemas de ordem psicológica para o bichinho. Tal como provocar prisões de ventre.

Mas, por outro lado, também já encontrei outros veterinários que não vêem nada de mau em se dar um belo sermão, levando imediatamente o filhote para o local certo, onde deve fazer as necessidades.

Bom, temos aplicado a técnica do carão.  E, até agora, nada de problemas com prisões de ventre ou xixi preso. Ao contrário, é solto até demais, kkk.

Atualmente, Bono está com 4 meses, sua média de acertos tem sido em torno de 50%. Tem dias que ele arrasa e acerta tudo, mas tem dias que ele me arrasa e erra feio.

Por outro lado, também já li que não devemos desistir, que os filhotes demoram um pouco a aprender, mas com perseverança e bastante paciência eles chegam lá.

Então, vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário