Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

EXPERIÊNCIAS CULINÁRIAS: ROCAMBOLE DE BATATAS E CARNE

Adoro cozinhar, mas não faço disso uma rotina.
Só me aventuro na cozinha, quando estou realmente a fim de fazer isso, ou quando a situação realmente impõe tomar uma atitude (kkk).
Bom, hoje, domingo, foi um desses dias em que eu estava realmente muito a fim de cozinhar.
Daí, gostaria de dividir uma das receitinhas testadas: ROCAMBOLE DE BATATAS.
Essa receita me traz uma série de lembranças de infância.
Durante as férias na casa de praia da minha madrinha, nos fins de semana, quase sempre Sílvia (que era uma mágica na cozinha e me engordava MUITO), preparava rocambole de batatas e guardava um big pedaço para mim. Ah! Como eu ADOOORAVA isso!
Cresci e desde que pude assumir a pilotagem do fogão, já tentei fazer esse prato outras vezes, mas sempre ficava duro (acho que colocava muito trigo).
Entretanto, hoje, munida de muita vontade de comer rocambole de batatas, tentei novamente e.... TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN! Deu super certo.
A receita eu tirei do site do MAIS VOCÊ, mas dei o meu toque e ficou muito bom.
Vejamos:

Peguei quatro batatas médias bem lavadinhas, aproximadamente meio quilo, cortei em rodelas grossas e coloquei para cozinhar na água e sal, com casca e tudo.
Quando ficaram cozidas e bem macias, escorri a água e retirei a pele com as mãos mesmo (segredinho para não desperdiçar batata).
Depois, passei as batatas no espremedor de batatas, colocando o purê num refratário.
Acrescentei uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sopa de queijo ralado, 3 ovos inteiros, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 xícara de leite morno e 1 colher de sopa de fermento em pó. Misturei bem como uma colher de pau, mas, bem mesmo.
Peguei um tabuleiro retangular grande, untado e enfarinhado. Espalhei o creme de batatas no refratário e polvilhei um  pouco de farinha de rosca por cima. Levei ao forno já pré-aquecido e bem quente, por cerca de 10 min, depois baixei o forno para médio, mas uns 10 minutinhos. Quando a massa ficou assada, fofinha e dourada no fundo, retirei do forno.
Daí foi só rechear.
Desenformei o bolo de batatas num pano de prato bem limpinho e coloquei o recheio por cima. Que, no caso, foi de carne moída temperada com alho, cebola, tomates, coentro e cebolinha, uma pitada de canela, bastante pimenta moída na hora e uma colher de café de manteiga. Fiz bem sequinha porque não queria empapar o bolo de batatas. Depois de cobrir o bolo com a carne moída, coloquei também bastante mozzarela ralada. Com ajuda do próprio pano de prato, enrolei o bolo de batatas e o coloquei num refratário, cubrindo  com molho de tomates e polvilhando mais um pouquinho de queijo ralado. Uns minutinhos de forno e.... foi só partir para o abraço.
Também é possível variar o recheio com frango desfiado e refogadinho, camarões, ricota e espinafre, e o que mais a imaginação deixar...
A receita foi nota 10. Infelizmente não pude fotografar, pois estou sem câmera. Mas, basta usar a imaginação e ver como ficou muito bom!

Um comentário:

  1. E foi cebola no recheio? Não acredito!
    Adorei a receita, e também a forma como foi postada, bem a sua cara.
    Só lamento não ter experimentado, mas o bolo de chocolate foi nota 10.
    Bjs,
    Mamy's

    ResponderExcluir